quinta-feira, 24 de junho de 2010

Trabalhadores obrigam Massola a recuar do novo desconto de salários!

Massola, coordenador do campus Butantã da USP, ocupa um cargo diretamente subordinado ao reitor João Grandino Rodas. É por isso que, mesmo com diretores e congregações de diversas unidades, como a Física, Direito e FFLCH, se pronunciando contra a ilegalidade do corte dos salários defendida por Rodas, Massola e Waldir Antonio Jorge (coordenador da Coseas) implementaram o corte dos salários no primeiro mês da greve. Agora, diante da ameaça de novo corte, desta vez de 30 dias, os trabalhadores foram em ato até o prédio da Fundação da USP (FUSP), onde Massola se abriga hoje devido ao piquete no prédio da Coordenadoria do Campus. Abaixo reproduzimos relato de Diana Assunção, delegada do Comando de Greve dos trabalhadores da USP e militante do Grupo de Mulheres Pão e Rosas:

MASSOLA RECUA DO DESCONTO DE SALÁRIOS: Com os trabalhadores da Prefeitura não!

Por Diana Assunção


Há 50 dias de nossa greve, agüentando duramente os 16 dias cortados dos trabalhadores da Prefeitura do Campus e os 2 dias cortados dos trabalhadores da Coordenadoria de Assistência Social, tivemos a notícia de que na Prefeitura o Coordenador Massola iria cortar mais 30 dias, e na COSEAS o Coordenador Waldyr Jorge iria cortar mais 10 dias. Indignados, nós trabalhadores e trabalhadoras organizamos uma passeata até a Fundação USP (FUSP) onde fica o “prefeito” da cidade universitária. Antes mesmo de chegarmos lá, por medo da força dos trabalhadores, Massola anunciou que receberia uma Comissão de trabalhadores para tratar do problema dos descontos.

Cerca de 10 trabalhadores, em sua maioria membros do Comando de Greve entraram na sala do Massola e o fizeram ouvir durante 40 minutos várias verdades sobre a atitude que ele estava tendo. Diferentemente de muitos diretores de unidade, Massola optou por seguir à risca a orientação de Grandino Rodas e cortar o salário dos funcionários, sem nenhuma vergonha de manter centenas de famílias sem ter o que comer. A pressão da Comissão, combinada com o grande ato que organizamos do lado de fora foi o suficiente para que o Massola tivesse que retroceder e afirmou que iria retirar o corte dos 30 dias deste último mês, pagando integralmente o salário de todos os funcionários. Agora, vamos nos organizar para exigir o mesmo de Waldyr Jorge, em defesa dos trabalhadores da COSEAS, e seguiremos lutando pra exigir a antecipação da negociação, nos termos que já apresentamos em assembléias gerais da categoria. Saímos da frente da FUSP em direção à Reitoria Ocupada gritando: Trabalhador unido, jamais será vencido!

Nenhum comentário: