terça-feira, 29 de junho de 2010

Amanhã: dia decisivo para a greve dos trabalhadores da USP. Lutemos ao seu lado!

PM frente a ato das estaduais durante negociação com o Cruesp em maio

Na semana passada Rodas adiou a reunião de negociação e ontem militarizou o campus colocando onze viaturas com PMs portando armas de fogo, como uma submetralhadora, no CCE. A preocupação tão grande de manter este órgão funcionando é que lá está em andamento um projeto central da gestão de Rodas, estratégico para a campanha presidencial de Serra: o desenvolvimento da Univesp.

Além do caráter estratégico que a Univesp representa para o PSDB, que através de sua implementação procura instituir no estado um novo paradigma de educação superior precária para a parcela mais pobre de universitários e principalmente para a formação dos professores da rede pública do ensino básico, seu desenvolvimento representa grande lucro para as fundações, órgãos privados dentro da universidade através do qual os parasitas acadêmicos do Conselho Universitário podem abocanhar uma considerável parcela das verbas da USP. Abaixo, reproduzimos trecho do boletim do Sintusp de hoje que explica sinteticamente isto:

Polícia no CCE, para quem?!

Hoje o CCE/CTI é o coração político da Universidade. Rodas tenta ignorar a crise da universidade e corre para colocar a Univesp em funcionamento, que já está atrasada para o vestibular da Fuvest este ano. Para implementar o Projeto, está previsto o gasto de 40 milhões de reais, que o governo do Estado, através da Secretaria do Ensino Superior, repassou para a USP, sendo que cerca de 80% deste dinheiro deverá ir para a Fundação USP, para contratar pessoas para atuar na Univesp, sem concurso público. A taxa administrativa da Fundação será de cerca de 5%, ou seja, quase 2 milhões de reais deste dinheiro. Em ano eleitoral isto significa um bom dinheiro, dinheiro este que daria para Rodas manter a isonomia e valorizar a carreira dos funcionários da USP.

É por causa destas e demais “negociatas” que Rodas não se importa com a Greve na universidade, banaliza a resistência e a força do movimento dos trabalhadores, diz que está disposto a negociar e não apresenta nada de concreto, coloca a polícia no CCE e aposta no confronto.

Polícia para quem??? Só se for para Rodas!


Serra em inauguração de cursos da Univesp em 2009

A Univesp tem grande importância para a campanha eleitoral de Serra, que recentemente vem sendo fortemente abalada pelo crescimento de Dilma nas pesquisas. Em primeiro lugar porque pode servir como um contraponto ao projeto do governo federal de Universidade Aberta do Brasil (UAB), que foi uma das medidas demagógicas do governo Lula para mascarar que seus oito anos no poder mantém o ensino universitário brasileiro como um dos mais elitistas da América Latina, em contraste a países muito mais pobres, como o México, em que os estudantes tem acesso ao ensino superior sem ter que se submeter ao filtro social do vestibular. Em segundo lugar, Serra procura aparecer com a formação precária de professores através da Univesp para tentar disfarçar a política nefasta para o ensino básico público que o PSDB aplica há 16 anos no estado de São Paulo, deixando as escolas em frangalhos, e que veio à tona na recente greve dos professores que organizou atos com mais de 60.000 professores nas ruas.


Ato da greve de 2009 das estaduais paulistas que lutava contra a Univesp

Enquanto Dilma e Serra tentam fazer o possível para enganar a juventude e os trabalhadores com seus discursos cheios de demagogia e seus projetos de governo voltados para os ricos, os trabalhadores da USP permanecem em luta há quase dois meses, exercendo o direito de greve que vem sendo atacado igualmente por Lula e Serra. Amanhã será um dia fundamental desta greve, em que haverá uma nova rodada de negociações com a reitoria da USP. O Comando de Greve dos trabalhadores está convocando todos, inclusive as caravanas que vem do interior, para se reunir em frente à reitoria pela manhã, a fim de que a categoria delibere como vai prosseguir sua luta, diante do cenário que está colocado, com intransigência por parte da reitoria frente às pautas, ameaças de novos cortes de salário e o CCE ocupado pela PM.

CHAMAMOS TODOS A COMPARECER ÀS 8h EM FRENTE À REITORIA PARA APOIARMOS OS TRABALHADORES DA USP NESTE MOMENTO DECISIVO DE SUA GREVE!

TODO APOIO À LUTA DOS TRABALHADORES DA USP!

de última hora: em entrevista à CBN, Rodas sobe o tom e ameaça reprimir a greve com a polícia militar! Cerquemos de solidariedade os trabalhadores da USP!

Um comentário:

Julia Mauro disse...

NÃO AO FECHAMENTO DAS OFICINAS CULTURAIS DO ESTADO, POR FAVOR SE PUDER AJUDAR, FICARIA MUITO GRATA!
http://navozdenos.blogspot.com/2010/06/nao-ao-fechamento-das-oficinas.html