quinta-feira, 24 de junho de 2010

HOJE: Ato em defesa do Mario Bigode


Mario, mais conhecido como bigode, é um trabalhador da Unicamp e militante histórico do movimento operário. A Unicamp foi a pioneira no avanço da precarização do trabalho entre as universidades estaduais paulistas através da implementação da terceirização, e por isso, hoje tem o maior número de funcionários terceirizados dentre elas. Este fator contribui para acabar com inúmeros direitos conquistados pelos trabalhadores ao longo de décadas de luta, para rebaixar os salários e também para impedir a organização política da classe trabalhadora através da divisão de suas fileiras e do impedimento de sindicalização e organização destes trabalhadores.

Mario sempre atuou em defesa dos trabalhadores terceirizados na Unicamp, e também sempre foi um exemplo de luta contra a burocratização e a paralisia do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), que é dirigido pelo parasitismo sindical governista do PCdoB. Na greve deste ano não foi diferente, e foi ele o responsável por denunciar publicamente e propor uma moção, aprovada pela assembleia dos trabalhadores da Unicamp, denunciando a traição da direção do STU que, durante o ato que ocupou a reitoria da Unicamp, não apenas abandonou os trabalhadores se retirando do ato, como denunciou publicamente a ocupação como sendo "culpa do Sintusp".

É justamente por conta desta sua atuação combativa e da luta contra a burocracia sindical que hoje Mario está sofrendo um ataque por parte do PCdoB, encastelado no STU, através de uma calúnia. Diante disso, trabalhadores da Unicamp que acompanham há anos ou até mesmo décadas as lutas de Mario na universidade, se solidarizaram com seu companheiro e fizeram um Blog Em defesa de Mário Bigode. Acessando o blog pode-se ler a carta em defesa de Mário feita por trabalhadores da Unicamp e também a carta do próprio Mário desmentindo as calúnias do PCdoB.

Nós, do Movimento A Plenos Pulmões, nos colocamos ativamente na defesa deste importante lutador, que tem dado exemplos importantes e tem se colocado ao lado dos estudantes do Centro Acadêmico de Ciências Humanas do IFCH (CACH) em atos contra a terceirização na universidade, e pela incorporação dos terceirizados sem concurso público. Tem também cumprido um papel chave em politizar a greve da Unicamp, em levar para os trabalhadores as posições combativas do Sintusp para contrapor à atuação rotineira e traidora do STU. Por isso, convidamos todos a comparecer ao debate em defesa de Mário Bigode, hoje, às 14h, no IFCH.

Nenhum comentário: