sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Qual a importância da luta contra as demissões na GM frente a mais de 1,5mi demissões?

No final do ano, a fábrica General Motors de São José dos Campos, demitiu mais de 800 trabalhadores. Frente à grande crise econômica mundial e às mais de 1,5 milhões de demissões apenas no mês de dezembro/2008, parece que a luta contra as demissões da GM poderia ser uma a mais. Mas não! Os trabalhadores metalúrgicos de São José dos Campos são filiados à Conlutas (Coordenação Nacional de Lutas) e são parte de um setor importante de reorganização do movimento operário no Brasil. A luta da GM pode ser exemplo nacional de como impedir as demissões. E os estudantes podem dar todo o apoio ativo nesta luta para ganhar o apoio popular contra os planos da patronal, que nos últimos anos lucrou muita grana. A GM pode ser um exemplo de luta aos trabalhadores das fábricas que hoje demitem ou ameaçam fechar, e pode colocar também a necessidade imprescindível da unidade dos trabalhadores nacionalmente contra as demissões e pela manutenção dos direitos. Como dizem dois trabalhadores da GM: “É possível reverter essas demissões, porque onde tem luta tem conquista, e as demissões refletem no comércio interno da cidade. Pra reverter, tem que reduzir a jornada, sem reduzir os salários." E: “Pra mim, a saída pra isso tudo é controle operário. Enquanto o controle estiver nas mãos dos capitalistas não tem solução Eu sempre falo: eu acho que tem que ocupar as empresas sob controle dos trabalhadores. Enquanto os capitalistas estiverem controlando tudo não tem o que fazer. O pessoal fala que tem que ter estatização na mão do governo. Eu acho que não. Eu acho que não tem que estar na mão do governo. Tem que estar na mão dos trabalhadores”. Avante a luta dos trabalhadores da GM!

Nenhum comentário: