segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Estudantes de Nova York ocupam universidade

Leia o manifesto dos estudantes ocupados:
Nós, estudantes da Universidade de Nova York (NYU), declaramos que ocupamos este espaço. Esta ocupação é a culminação da campanha de dois anos da coalizão “Voltemos a tomar a Universidade de Nova York!”, assim como das campanhas de anos recentes cujos passos seguimos.
Para criar uma universidade mais responsável, democrática e socialmente responsável, exigimos o seguinte:
-Plena anistia legal e disciplinar para todas as partes envolvidas na ocupação.
- Compensação plena para todos os empregados cujos postos de trabalho se vejam interrompidos durante a ocupação.
- A publicação do orçamento operativo anual da Universidade de Nova York, inclusa a lista completa dos gastos universitários, os salários de todos os empregados compensados por semestre ou ano, os fundos atribuídos para salários de pessoal, os contratos com organizações não universitárias para construção e serviços universitários, os dados de ajudas financeiras para cada faculdade, o dinheiro atribuído a cada faculdade, seção e unidade administrativa da universidade. Além disso, deverá incluir a divulgação completa das quantidades e fontes de financiamento universitário.
- Publicação das doações à Universidade de Nova York, da estratégia de investimentos, crescimento projetado de fundos e pessoal, corporações e empresas implicadas no investimento do fundo de subsídio universitário. Além disso, exigimos um corpo de estudantes para a supervisão dos fundos, com capacidade administrativa para atuar como acionista habilitado, com direito a voto nos investimentos da Universidade.
- Que a administração da Universidade de Nova York efetue o reinício das negociações com o GSOC/UAW Local 2110 (o sindicato dos licenciados auxiliares, professores adjuntos e assistentes de investigação da Universidade de Nova York). Que a Universidade de Nova Yorkdeclare publicamente seu compromisso de respeitar a todos seus trabalhadores, inclusive os estudantes empregados, de reconhecer seu direito a formar sindicatos e negociar coletivamente. Que a Universidade de Nova York declare publicamente que reconhecerá os sindicatos de trabalhadores mediante a comprovação das afiliações que sejam majoritárias.
- Que a Universidade de Nova York firme um contrato que garanta práticas laborais justas todos os empregados da Universidade de Nova York no interior e no estrangeiro. Este contrato se estenderá aos trabalhadores subcontratados, incluindo os choferes de ônibus, os empregados do serviço de alimentação e qualquer um envolvido na construção, funcionamento e manutenção de qualquer um dos lugares da Universidade de Nova York fora dos Estados Unidos.
- O estabelecimento de um Comitê de Finanças Socialmente Responsável eleito pelos estudantes. Este Comitê terá pleno poder para votar com agentes, projetos de resoluções de acionistas, proteger todos os investimentos universitários, estabelecer novos programas que incentivem a responsabilidade social e ambiental e substituir todas as decisões financeiras que o Comitê julgue socialmente irresponsáveis, inclusas as decisões de investimento. O Comitê será composto de subcomitês: um para avaliar o orçamento operativo e outro para avaliar os investimentos. Cada comitê será composto democraticamente por dez estudantes eleitos pelos estudantes do corpo de licenciados e diplomados. Todas as decisões do comitê se aprovarão por estrita maioria e serão respaldadas pela Universidade. Todos os membros do Comitê de Finanças Socialmente Responsáveis se sentarão à mesa dos gestores e terão iguais direitos de votos. Todas as reuniões do Comitê de Finanças Socialmente Responsáveis e de gestão estarão abertas ao público e seus protocolos se farão acessíveis eletronicamente através da página da internet da Universidade de Nova York. Se realizarão eleições na segunda terça-feira de cada mês de março, a começar pelo 10 de março de 2009, e se manterão reuniões quinzenais, a começar pela semana de 30 de março de 2009.
- Que as primeiras duas encomendas comerciais do Comitê de Finanças Socialmente Responsáveis serão:
a) Uma profunda investigação de todos os beneficiários dos investimentos em guerras e genocídios, assim como das companhias que se beneficiam da ocupação dos territórios palestinos.
b) Uma reconsideração do recente levantamento da proibição sobre os produtos da Coca-Cola.
- Que se concedam bolsas anuais para treze estudantes palestinos, a começar pelo curso acadêmico 2009/2010. Estas bolsas incluirão financiamento para livros, alojamento, alimentação e gastos de viagem.
- Que a universidade doe todo o excesso de abastecimentos e materiais para a reconstrução da Universidade de Gaza.
-Estabilização da matrícula para todos os estudantes, a começar pelo curso de 2012. Todos os estudantes pagarão sua proporção de matrícula inicial ao longo de sua formação na Universidade de Nova York. As taxas de matrícula durante cada ano sucessivo não excederão o índice de inflação, nem excederão o 1%. A universidade se ajustará 100% ao cálculo governamental das necessidades econômicas dos estudantes.
- Que o grupo dos estudantes tenha prioridade para reservar espaço nos edifícios de propriedade dos arrendados da Universidade de Nova York, incluindo sobretudo, o Centro de Kimmel.
- Que o público em geral tenha acesso à Biblioteca Bobst.

Nenhum comentário: