quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Depoimento de estudante da Ciências Sociais USP

Pretendo comparecer a esse ato, principalmente no sentido de denunciar os abusos e absurdos cometidos pela "força de paz" e seus agentes. Nesse sentido, creio que seja primordial a necessidade de expor e um dar peso excepcional na denúncia de abusos por parte de militares. Abusos estes que, se não me engano, foram denunciados tempos atrás por alguns soldados, evidenciando a existência de um toque de recolher cuja pena por transgressão era ser alvejado sem critérios.

Enfim, digo isso pois a mídia burguesa, o governo brasileiro e outros governos tem trabalhado firmemente na idéia das forças armadas salvadoras, benevolentes, distanciando qualquer suspeita de abuso. Quanto ao fato de que as organizações populares e operárias sejam imbuidas da tarefa de organizar a ajuda enviada, eu creio que muitos questionariam quais são essas organizações e se podem, estruturalmente falando, auxiliar e desenvolver essa função. Sei plenamente que a ajuda desempenhada pelos exércitos ali presentes não compensa o papel repressor e abusivo que desempenharam, no entanto é importantissimo analisarmos a questão organizacional do proletariado de lá e suas condições e mostrar a importância de que a ajuda seja por eles organizada pra galera, muito porque a nossa classe operária tem de se desvencilhar dessa imagem propagada pela mídia e analisar a realidade, que deixa clara a exploração que resulta na miséria do país, e que, dessa forma, não faz sentido confiar no exército e nos governos para essa tarefa de auxílio.

André Bof, estudante de Ciências Sociais da USP e integrante da chapa Canto de Guerra, integrada pelo Movimento A Plenos Pulmões e indepednentes, para as eleições passadas para o CEUPES 2010

Nenhum comentário: