domingo, 31 de janeiro de 2010

Chamado do Pão e Rosas para ato flash mob em solidariedade ao povo haitiano convocado pelo Centro Acadêmico de Ciências Humanas (CACH)

(retirado de http://nucleopaoerosas.blogspot.com/)
Nós, do grupo de mulheres Pão e Rosas Campinas, julgamos necessário nos posicionar quanto ao desastroso terremoto ocorrido no Haiti dia doze de janeiro, uma vez que nos colocamos quanto um grupo de mulheres que não para a discussão apenas num machismo abstrato. Assim não podemos nos omitir de pensar, discutir e atuar, frente a um acontecimento que influi em toda a dinâmica mundial do sistema capitalista e na vida de milhares de seres humanos. Pois apesar de estarmos diante de uma catástrofe natural, as conseqüências que seguem a ela não são.

Assim nos juntamos no ato convocado pelo Centro Acadêmico de Ciências Humanas (CACH) da UNICAMP, para levarmos adiante uma campanha em solidariedade ao povo Haitiano e de denuncia aos paises imperialistas, que há mais de dois séculos exploram o Haiti, com ocupações de intuito supostamente humanitário, mas que na verdade servem para garantir a os interesses dos paises ricos.

Nesse mesmo sentido, também denunciamos paises da América Latina, como Brasil, que ocupa o Haiti há 5 anos. Sendo essas forças armadas, nossas e de outros paises, que ao contrario de auxiliar o povo, os espolia, abusam sexualmente das mulheres e meninas, obrigam-nas a se prostituir por comida, traficam pessoas, massacram os bairros pobres e praticam uma serie de outras ações que violam brutalmente os direitos humanos.

Com isso, nós do Pão e Rosas, levantamos com mais força a questão das mulheres haitianas que já sofriam ataques freqüentes, e agora, após o terremoto, se tornam ainda mais miseráveis e vulneráveis, frente às autoridades imperialistas e ao aumento de tropas militares, assim como as grávidas que estão dando à luz na rua, ou morrendo por falta de cuidados. As mulheres que, como sempre foram as que cuidaram da casa e da família, agora também são elas que estão nas ruas fazendo comida para a população e carregando a responsabilidade de garantirem a sobrevivência dos filhos e do marido. Contudo sofrerão, ainda mais, com o aumento dos estupros e prostituição. Em defesa das mulheres haitianas, impulsionamos a campanha “Somos as negras do Haiti”.

Dessa forma chamamos a tod@s a fazerem parte dessa campanha em solidariedade ao povo haitiano, contra as forças militares da ONU, dos EUA, do Brasil e de quaisquer outros paises, defendendo que o povo haitiano decida sobre os rumos dos alimentos, medicamentos, combustível e outros insumos necessários para enfrentar a catástrofe. E em denuncia aos paises imperialista, que historicamente exploram e espoliam esse povo que luta ferrenhamente, há séculos, pela real independência.

Todos juntos ao ato flash mob no centro de Campinas (Praça do Rosário) em solidariedade ao povo haitiano quinta-feira, dia 28/01, as 17h.Toda solidariedade ao povo haitiano!Fora tropas militares do Haiti! Por uma ajuda humanitária de verdade!Basta de violência contra as mulheres haitianas!

Nenhum comentário: