quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Dia 28 de setembro: Campanha Latino Americana e Caribenha pelo direito ao aborto!



Na Campanha Latino Americana e Caribenha pelo Direito ao Aborto livre, legal, gratuito e seguro, nós, do Movimento A Plenos Pulmões, nos colocamos lado a lado com as nossas camaradas do Grupo de Mulheres Pão e Rosas e com as mulheres trabalhadoras e oprimidas na defesa de suas vidas e dos seus direitos sobre os seus corpos..

Nessa fase atual do imperialismo e no contexto da crise econômica mundial, se afloram ainda mais as impostas misérias capitalistas, como na diferença não só entre homens e mulheres, como entre as mulheres burguesas e as trabalhadoras. Miséria que se apresenta, seja na antagonia entre a primeira-dama negra norte-americana Michelle Obama e as lutadoras femininas na resistência em Honduras e no Haiti, seja entre a presidente argentina Cristina Kirchner e as operárias em greve na Kraft-Terrabusi.

E é nesse contexto que se encontra a questão do aborto, em que quase um milhão de abortos clandestinos são realizados por ano só no Brasil, dos quais cinco mil mulheres padecem devido às condições insalubres e sem higiene nas quais a maioria pobre e negra é obrigada a se submeter por não ter condições de pagar os altos valores cobrados nas clínicas clandestinas, o que faz do aborto, assim como já faz da própria mulher, mais um produto do sistema capitalista... Enquanto isso, as ricas, além de poderem pagar tais clínicas, tem toda a cobertura caso precisem de socorros médicos em seus hospitais particulares, tendo as pobres que morrer escondidas em um agonizante silêncio e envoltas pelo seu próprio sangue por não terem a quem recorrer!

Por isso que nós, da A Plenos Pulmões construímos com as camaradas do Pão e Rosas a Campanha Latino Americana e Caribenha pelo Direito ao Aborto e exigimos:

* Chega de mulheres mortas por abortos clandestinos!

* Pelo fim da criminalização da mulher e da concepção de mulher-objeto!

*Educação sexual no ensino público, para decidir!

* Anticoncepcionais e contraceptivos de qualidade para não engravidar!

* Aborto livre, legal, seguro e gratuito para não morrer!

Nenhum comentário: