quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Contra o fechamento da Luz y Fuerza no México! Toda solidariedade aos eletricistas!


No último dia 10 o governo de Felipe Calderon no México anunciou o fechamento da empresa Luz y Fuerza, acarretando numa demissão massiva de todos os trabalhadores que somam ao todo mais de 46.000 sindicalizados no Sindicato Mexicano de Eletricistas.

Esse brutal ataque aos trabalhadores e ao povo mexicano é uma nova ofensiva do PAN (partido do presidente Calderon) que busca estabelecer em meio a crise econômica internacional um cenário de maior ofensiva dos patrões e instituições do regime para manter o lucro dos ricos, ao passo que deixa milhares de famílias sem emprego e persegue as organizações política e sindical dos trabalhadores (como o caso do SME).

O fechamento da Luz y Fuerza cumpre um dos pontos da agenda de compromissos do governo Mexicano com a política do imperialismo norte-americano, das transnacionais que existem no país e também do FMI em privatizar a indústria energética.

Entretanto o povo mexicano e os trabalhadores não estão respondendo esse ataque em silêncio e submissão, já saíram as ruas e realizaram grandes passeatas e manifestações políticas com mais de 300 mil pessoas. O que fez o governo Calderón inclusive pedir socorro ao exército que cercou a empresa energética.

Nós do Movimento A plenos Pulmões repudiamos tal decreto do governo Mexicano assim como suas medidas repressivas contra as organizações sindicais dos trabalhadores e as manifestações populares contra o fechamento da estatal Luz y Fuerza. Desde o Brasil nos colocamos em plena solidariedade ativa aos trabalhadores e o povo mexicano. Que já mostraram em 2006 seu poder de resistência e auto organização nas assembleias populares (APPO) em Oaxaca.

Para derrotar o decreto de Calderon e lutar contra o essa medida privatista é fundamental que as organizações operárias e populares realizem uma Assembleia Nacional, tirando democraticamente um plano de lutas que impulsione uma grande mobilização nacional contra a ação do governo Mexicano. Os trabalhadores mexicanos tem que confiar em suas próprias forças, com seu método de luta buscando uma grande aliança com a população e realizando uma grande greve nacional em solidariedade ao SME!

  • Solidariedade ativa aos eletricistas demitidos!

  • Abaixo o decreto de Calderon!

  • Contra o fechamento da Luz y Fuerza! Em defesa da estatal sob controle dos trabalhadores!

  • Por uma mobilização nacional com paralisações e greve geral em solidariedade ao SME para derrotar o decreto!

Nenhum comentário: