quinta-feira, 28 de maio de 2009

Eleições para o Diretório Acadêmico da FAFIL - FSA

Chapa
DESATAI O FUTURO

Nós somos a chapa DESATAI O FUTURO. Somos oposição à atual gestão do Diretório Acadêmico e à reitoria, que vem implementando uma política brutal de cobrança.
A nova reitoria tenta mostrar uma nova cara, se apoiando na luta do movimento estudantil de 2007, que ocupou a reitoria e impulsionou uma longa greve pela redução das mensalidades e pela queda do antigo reitor Odair. Os cursos da FAFIL foram reabertos e foi “concedida” uma leve redução das mensalidades. O problema é que continuamos pagando muito caro para estudar na FSA. A nova reitoria implementou um novo plano de cobrança das mensalidades ainda mais duro. Os estudantes que não conseguem pagar têm suas contas salário bloqueadas, além de visitas de oficiais de justiça em suas casas para averiguar se seus bens podem cobrir o valor de sua dívida!
A reitoria tenta se colocar ao lado do movimento e diz também apoiar a federalização, mas se quer mesmo estar ao lado do estudante, seu primeiro passo deveria ser reduzir as mensalidades pela metade e criar um amplo programa de bolsas. Ao contrário, até agora a reitoria mantêm uma cobrança dura, se nega a dizer qual o seu salário e também se nega a abrir a contabilidade da FSA para que todos saibam quanto entra e para onde vai o dinheiro.
Frente a essa situação, a atual gestão do DA não impulsionou nenhuma luta, nem mesmo buscou se colar aos estudantes inadimplentes (cerca de 50% de toda a FSA). No início do ano, a gestão colocava que seu tempo no cargo estava para acabar. O que aconteceu com a gestão do DA, na verdade, foi uma completa divisão por disputas internas, já que sua “ampla unidade” não se baseou em um programa que de fato pudesse levantar os estudantes. Nós da chapa DESATAI O FUTURO defendemos a unidade a partir de um programa comum que possa preparar os estudantes para lutar, começando por enfrentar a perseguição aos inadimplentes.
A luta pela federalização da FSA é histórica e deve ser recolocada na pauta. A universidade deve ser pública e gratuita para que todos possam estudar. Rumo a essa luta devemos exigir que todos os estudantes sejam anistiados de suas dívidas, pois sabemos que não poderemos nos matricular se estivermos devendo. Não podemos ter acordo com esse plano da reitoria de acabar com os inadimplentes, expulsando todos aqueles que não conseguem pagar!
Sabemos que mesmo com mensalidades altíssimas, a FSA continua agregando muitos trabalhadores e filhos de trabalhadores em suas salas de aula. Muitos desses estudantes se mantêm na universidade acumulando dívidas e mais dívidas, processo que se aprofunda com a crise capitalista, já que os patrões estão descarregando cortes de salários e demissões sobre as nossas costas. Para nós, somente com a unidade entre estudantes e trabalhadores poderemos lutar com um só punho por uma universidade que atenda os interesses da maioria, rompendo os muros da universidade que nos isolam da sociedade.
A chapa DESATAI O FUTURO questiona toda a estrutura de poder da universidade. Você acha justo que os estudantes, sendo maioria, continuem sendo minoria nos espaços de decisão? Nós não aceitamos essa imposição, que faz com que os interesses dos estudantes sejam sempre atropelados. Por isso lutamos pela proporcionalidade nos conselhos de representação.
Também não aceitamos as condições precárias de trabalho a que estão submetidos os trabalhadores terceirizados da FSA. Não podemos fechar nossos olhos: enquanto estudamos, homens e mulheres estão trabalhando por salários de miséria. Nós da chapa DESATAI O FUTURO dizemos: A terceirização escraviza, humilha e divide! Por isso defendemos a efetivação de todos os trabalhadores terceirizados.
Além disso, defendemos o direito das mulheres trabalhadoras, que enfrentam a dupla jornada de trabalho e muitas vezes não podem trabalhar e estudar por não ter com quem deixar seus filhos. Que a FSA construa uma creche para os filhos das estudantes e funcionárias.
Também nos colocamos no enfrentamento ao racismo que se reproduz na sociedade e na universidade. Além do fato de que os negros são maioria entre os trabalhadores mais explorados, como os terceirizados, o acesso à universidade à juventude negra continua muito restrito, principalmente nas universidades públicas, onde o filtro do vestibular se mostra elitista e racista. Também nos manifestamos para dizer que não aceitamos que os currículos continuem ignorando o papel fundamental do povo negro na formação econômica e social do país. Por tudo isso, nos colocamos a lutar contra toda forma de racismo, dentro e fora das salas de aula!
Chamamos todos os estudantes a conhecerem o programa da nossa chapa e a lutarem junto com a gente para transformar o DA em uma ferramenta de luta capaz de combater todos aqueles que aceleram o processo de precarização da educação.

- Por um amplo programa de bolsas de estudo e redução das mensalidades pela metade! Pela anistia dos devedores e pela federalização da FSA!
- Pela maioria estudantil nos conselhos de decisão!
- Pela aliança de estudantes e trabalhadores! Pela efetivação de todos os trabalhadores terceirizados com direitos e salários iguais aos dos efetivos!
- Pelos direitos das mulheres! Que a FSA construa uma creche para os filhos das estudantes e funcionárias!
- Contra a universidade elitista e racista que impede que o povo negro possa estudar!

Nenhum comentário: