segunda-feira, 12 de abril de 2010

Vigiar e Punir...

por Marquinhos militante do Movimento A Plenos Pulmôes (LER-QI e independentes)

Jornal PUC Viva 09.04.10

Estamos sendo vigiados por toda parte na PUC-SP, no Campus Monte Alegre, como se fizéssemos parte de um reality show. A diferença é que ao invés de ganharmos uma quantia em dinheiro, recebemos como prêmio REPRESSÃO.
Na quinta-feira dia 18/3, em frente ao Centro Acadêmico de Ciências Sociais, foi descoberta uma destas câmeras escondidas. Assim que esta foi obstruída por mim com adesivo, fui perseguido pelos seguranças contratados (Graber) para manter a ordem e proteger a propriedade da instituição.
Então, fui interrogar o Pró Reitor Comunitário, Hélio Deliberador, sobre por qual razão estas câmeras estão escondidas, e porque é gasta uma enorme quantia em dinheiro para "vigiar e punir" estudantes, ao invés de pagar o reajuste salarial dos professores desde 2005. Também indaguei porque não efetivam os trabalhadores(as) terceirizados, que trabalham com brutal repressão e assédio moral por parte de seus encarregados, além de terem o local de trabalho precarizado e nem sequer possuem o direito de estudar nesta instituição elitista.
Hélio Deliberador, com a maior tranquilidade de um burocrata, me respondeu que estas câmeras estão para minha segurança e de todos no campus, e que jamais estariam espalhadas a fim de reprimir os estudantes.
Fiz lhe uma nova refuta. Porque então o funcionário e estudante Cristiano foi demitido por JUSTA CAUSA, após ter sido pego por uma destas câmeras??? Sem ao menos ter direito de defesa??? Foi aí que Hélio perdeu a compostura e não respondeu a este questionamento.
Fica claro que estas câmeras estão na PUC-SP para reprimir e para acabar com qualquer levante por parte dos estudantes, em prol de suas demandas democráticas.
É preciso reivindicar. Supressão imediata destas câmeras; efetivação dos terceirizados(as); reajuste salarial dos professores e fim da maximização.


Marquinhos (Marcos Vinicius Maia) é aluno do 4º ano de Ciências Sociais e do Movimento A Plenos Pulmões (LER-QI e Independentes)

Nenhum comentário: