quinta-feira, 18 de março de 2010

SOLIDARIEDADE COM A GREVE DOS SAPATEIROS DE FRANCA

Trabalhadores sapateiros de várias empresas de Franca resolveram desde segunda (15/03) entrar em greve para conseguir um reajuste salarial maior do que as migalhas que a patronal quer impor. Os operários da empresa tenny Wee foram os primeiros e já estão sendo acompanhados por trabalhadores de várias empresas de sapato da cidade, como a Free Way (uma das maiores fábricas de Franca).

Os sapateiros estão demonstrando que estão cansados da exploração que sofrem diariamente nas fábricas, dos assédios morais e dos baixos salários enquanto os ricos patrões desfilam com seus carros importados e vivem em suas mansões conseguidas com o sangue e o suor dos operários.

Como se não bastasse isso, na terça feira (16/03) os trabalhadores da fábrica Tenny Wee foram surpreendidos logo de manhã com a MILITARIZAÇÃO da fábrica. O patrão acionou a polícia e dezenas de seguranças privados para impedir que os trabalhadores fizessem sua assembléia e continuassem a greve. Transformaram a fábrica numa prisão! Além disso, vários operários denunciaram que os chefes estão ameaçando com demissões e represálias. Ou seja, a patronal e os ricos da cidade estão mostrando que não respeitam os mínimos direitos e garantias democráticas dos trabalhadores.

Os governos (estaduais e federais) e os patrões vêm usando sistematicamente a repressão policial para acabar com a mobilização dos trabalhadores e estudantes. Nós vimos isso em 2009 quando Serra mandou a polícia militarizar a universidade e reprimir os trabalhadores da USP e seu combativo sindicato. Já em 2010, a polícia foi enviada para agredir o povo pobre e os trabalhadores que protestavam e denunciavam a inércia dos políticos em resolver o problema das enchentes em São Paulo.

Os estudantes e professores que nos solidarizamos com a luta dos trabalhadores não podemos aceitar a repressão contra aqueles que estão lutando por seus direitos. Cenas como a Tenny Wee militarizada nos lembram os anos mais sombrios da ditadura militar. Precisamos levantar urgentemente a mais ampla solidariedade com os sapateiros que estão em Greve. Por isso, nós do movimento A Plenos Pulmões chamamos a todos os estudantes em geral e entidades estudantis do país, como a ANEL, a enviarem sua solidariedade com a luta dos trabalhadores de Franca.

Fazemos um convite especial as entidades estudantis, grupos de extensão (como NEDA, NATRA, GAPAF, GEDE etc) e organizações políticas de Franca (como a Consulta popular, PCB e outros) para conformar um comitê de solidariedade com a greve dos sapateiros de Franca.

PRIMEIRA REUNIÃO DO Comitê será: SEGUNDA FEIRA (22/03) ÀS 14H na entrada do bloco das salas de aula da UNESP

MOVIMENTO A PLENOS PULMÕES

Nenhum comentário: