quarta-feira, 3 de março de 2010

ESTUDANTES CONTRA AS DEMISSÕES: LUTAR CONTRA AS DEMISSÕES E O FECHAMENTO DA FÁBRICA NA PHILIPS MAUÁ




Os trabalhadores da Philips da França conseguiram um primeiro triunfo

Reproduzimos abaixo panfleto do Comitê Contra as Demissões impulsionado por estudantes da Fundação Santo André e de outras universidades de São Paulo.

--------------------------------------------------------------------------------

A multinacional Philips passa por uma reestruturação em todo o mundo, não produzirá mais lâmpadas incandescentes. Nos EUA e na Europa a produção desse tipo de lâmpada está proibida e as fábricas da Philips querem readequar sua produção atacando os trabalhadores, demitindo em massa e fechando fábricas inteiras ao invés de modernizá-las e garantir todos os postos de trabalho. Agora querem fechar a planta de Capuava-Mauá alegando que o produto dessa fábrica não é interessante pro mercado. O “interessante” pro mercado e pros patrões é sempre garantir seus lucros, mesmo que custe o emprego de centenas de trabalhadores!

Nos últimos dias a Philips francesa também anunciou do dia pra noite a demissão de 212 trabalhadores e iniciou o processo de fechamento da fábrica. Os trabalhadores eram impedidos de entrar para trabalhar e a patronal queria obrigar que voltassem pra casa calados e aceitar que não teriam mais de onde tirar o seu sustento e de sua família! Mas os trabalhadores franceses não aceitaram a ordem patronal e junto com o sindicato, que atuou de maneira firme e decidida se negando a negociar enquanto a empresa mantivesse a ordem de fechamento da fábrica, exigiam a manutenção de todos os postos de trabalho.

Todos os dias os trabalhadores da Philips na França se reuniam a partir das 5:30 da manhã em assembléia geral em frente à fábrica decidindo cada passo da luta que deveriam travar e organizaram guardas operárias para impedir que a patronal roubasse o maquinário da empresa. Decidiram em assembléia geral tomar o controle da fábrica e começaram a produzir, com isso conseguiram demonstrar que era mentira o que diziam os patrões de que a fábrica não era produtiva. Em um dia de trabalho os operários produziram 300 televisores ao contrário do que impunha a patronal de produzir 5 televisores por dia para justificar o fechamento da fábrica.

A ocupação da fábrica durou 10 dias, até que a patronal pode recuperar o controle. Porém, os trabalhadores não estavam sozinhos, diversos estudantes se mobilizaram e levaram sua força e solidariedade aos trabalhadores em luta o que ajudou os trabalhadores a seguirem sua luta e não ficarem isolados. A última quinta feira foi um dia de festa da planta de Philips na França, porque conseguiram uma conquista inédita: a justiça francesa julgou que a empresa não poderia ser fechada e por isso a patronal teve que pagar uma multa de 25 mil euros, readmitir todos os trabalhadores que foram demitidos e reabrir a planta colocando a produção de volta em seu ritmo normal.

A combatividade dos trabalhadores mostrou que é possível vencer os patrões lutando! Esse é um exemplo que deve ser usado em todo o mundo, pois a Philips tentará demitir e fechar fábricas em todos os lugares para continuar garantindo seus lucros. Os trabalhadores da Philips na França, irmãos dos trabalhadores da Philips do Brasil, mostraram que unidos são muito mais fortes e podem sim derrotar os patrões!

SOLIDARIEDADE COM OS OPERÁRIOS DA PHILLIPS MAUA

Nós estudantes da Fundação Santo André acreditamos nessa força dos trabalhadores e, por isso, organizamos o comitê contra as demissões e estamos na Philips para apoiar a luta dos trabalhadores contra a patronal na defesa dos postos de trabalho, trazendo toda a solidariedade da universidade e de trabalhadores de outras fábricas, estamos dispostos a lutar até o final ao lado dos trabalhadores procurando a solidariedade de toda a população, não permitiremos o fechamento da fábrica, pois o fechamento de uma fabrica como a Philips não significa apenas 400 demissões e sim um efeito em cadeia que afetará todos os trabalhadores do ABC, não podemos permitir mais que a sede de lucro dos patrões signifique o sacrifício de centenas de famílias!

Os trabalhadores da Philips não estão sozinhos e nos colocamos à disposição para tudo o que precisarem em sua luta pela manutenção dos postos de trabalho!

Nenhum comentário: