sexta-feira, 12 de março de 2010

DECLARAÇÃO DO COMMUNARDS CONTRA A MILITARIZAÇÃO NO HAITI




Resistência, mobilização e luta...

Sempre estiveram marcadas na história do povo haitiano!

Desde a maior rebelião de escravos nas Américas em 1791 liderada por Toussaint Louverture.
Anos mais tarde com a sua independência e vitória contra as tropas napoleônicas, mais de60.000 soldados franceses, em 1804 que acaba com a escravidão e o separa da França,impondo um duro golpe para as nações escravocratas que viam com temor o triunfo de umagrande rebelião escravista. Durante todo o período de ocupação militar de diversos países que resulta na imposição de uma dívida ao Haiti em troca de sua independência, passando pelos anos de chumbo dos autoritários regimes de Papa e Baby (Pai e Filho) Doc's. Até a primeira década dos anos 2000, a qual por uma vaga no Conselho de Segurança da ONU o Governo Lula lidera a partir de 2004 a MINUSTAH, com exércitos e tropas de vários países, que têm o papel único de conter as manifestações, reprimir e oprimir os haitianos.

Com o terremoto ocorrido agora no início do ano, todo o mundo voltou seus olhos para oHaiti, num episódio que realmente comoveu a todos: Prédios destruídos, famílias sem
moradias, milhares de mortos nos escombros, deixando o país praticamente em ruínas. “Ajuda humanitária” foi a palavra do dia na mídia internacional, todos os chefes de estado burguesesse pronunciavam de tal maneira, os EUA rapidamente através da sua secretaria de EstadoHillary Clinton avisaram: “Acompanharemos o Haiti hoje, amanhã e sempre daqui para frente”, na TV brasileira a clamação pelo “heróis de farda” e pronunciamentos do GovernoLula louvando o papel de suas tropas.

Entretanto, na ação prática, fruto de todo o projeto que o imperialismo possui para o Haiti, o que se viu é que as “ações humanitárias” da burguesia eram na verdade soldados armados atéos dentes, com o mesmo papel anterior da MINUSTAH, uma intensificação da militarizaçãono País. Mais de 20 mil soldados norte- americanos foram enviados ao mesmo tempo em que o aeroporto era fechado e só entrava no Haiti (isso vale para os alimentos também) quem era autorizado pelo Governo de Obama. Os próprios relatos de estudantes e professores que estavam lá no processo mostravam que:

“As tropas brasileiras, da ONU e dos EUA ajudavam a si mesmas, quem ajudava os
haitianos eram os próprios haitianos!”. “ A ajuda da ONU e das tropas estão a serviço de
reconstruir os Hotéis de Luxo e salvar os turistas das regiões nobres, e não garantir hospitais e resgates de moradores das regiões periféricas”

A ideologia que se quer passar para justificar a presença das tropas em território haitiano éque a população não teria condições de se reerguer, controlar e distribuir a chegada de
alimentos, que são um povo atrasado dentro de um país pobre e subdesenvolvido. Para issoLula, Obama e a ONU mandam soldados e mais soldados, que estupram mulheres1, matamcrianças, separam famílias, retém os alimentos que chegam e impedem qualquer tipo de organização dos trabalhadores e do povo Haitiano, mostrando o real papel da militarização do País- resguardar através da ação militar uma estabilidade em detrimento de um controle social e político, garantindo os interesses econômicos dos países capitalistas centrais. Ao mesmo tempo em que ONG's, empresas e multinacionais arrecadam dinheiro para fazer a manutenção e garantir a infra-estrutura dos exércitos da ONU que estão na “Missão de Paz”, aquele dinheiro que você pensa estar doando para pessoas que estão sem comer na verdade é para garantir os custos de 1 soldado que mata e reprime no país.

Frente a isso, nós estudantes e professores marxistas, que estamos na Universidade vemos indignados essa situação ainda mais porque mostra que na Academia se discute de tudo, menos os principais problemas da Sociedade. A partir do Communards repudiamos veementemente as tropas brasileiras, dos EUA e da ONU no Haiti para conter e reprimir um povo que historicamente já deu provas que são possíveis de construir sua própria história. O Povo haitiano hoje não precisa de soldados e tropas, o povo haitiano precisa de remédios e comida os quais saberão distribuir entre todos se forem até as suas mãos, precisa de médicos, engenheiros, Cientistas Sociais e Historiadores, não de balas e fuzis!

Nós do Communards chamamos estudantes, professores e funcionários da PUC-SP a gritarem junto conosco e usar das ideias a fonte da nossa subversão nos espaços da PUC-SP:

• Toda Solidariedade ao Povo Haitiano
• Fora as tropas Brasileiras de Lula, dos EUA e da ONU do Haiti!
• Pelo controle operário e popular dos produtos recebidos”!

1 Essas denúncias podem ser vistas em qualquer site de Direitos Humanos ou de Centrais populares Haitianas, ou em até em ONG's como a Save The Children-http://www.savethechildren.net/alliance/what_we_do/emergencies/haiti/index.html

Nenhum comentário: