segunda-feira, 24 de maio de 2010

Novo ataque de Rodas: fim da reposição de professores!


Em 2002 os estudantes da FFLCH / USP protagonizaram uma exemplar greve de três meses exigindo a contratação de professores para seus cursos, nos quais a crônica falta de docentes levava a salas superlotadas e ao cancelamento de disciplinas.
As conquistas fundamentais desta greve foram a contratação de 96 professores e um a garantia da reposição automática dos professores que falecessem ou se aposentassem, evitando assim que o problema voltasse a tomar esta proporção. No dia 26 de Março a reitoria da USP revogou um comunicado que cancelava esta reposição, reproduzido abaixo:



Este ataque vem se somar à recente implementação da Univesp na USP, também realizada por Rodas, no sentido de elitizar cada vez mais o acesso à Universidade e também de tornar cada vez mais precárias as condições de ensino, fortalecendo cada vez mais as fundações de direito privado e outras medidas de privatização do ensino e seu atrelamento do mercado.

O Movimento A Plenos Pulmões se coloca ao lado dos estudantes para exigir imediatamente a volta do dispositivo de reposição de professores, a contratação de mais professores e aumento de verbas, o fim da Univesp e criação de vagas presenciais para todos, a estatização das universidades privadas e o fim do vestibular! Somente assim a Universidade pública será efetivamente democratizada!

Nenhum comentário: