terça-feira, 5 de agosto de 2008

REPRESSÃO AOS TRABALHADORES DA REVAP

Na refinaria da Petrobrás – REVAP- em São José dos Campos, os operários terceirizados mobilizaram uma greve de 31 dias. Foram mais de 10 mil operários organizados por uma comissão de fábrica eleita internamente contra a empresa e contra o sindicato burocrático da CUT, que conseguiram arrancar redução de jornada para 40 horas semanais e 20% de aumento salarial.
Além de ter a comissão de fábrica demitida e se enfrentado com a mesma Tropa de Choque, que invadiu a PUC, contra estas demissões; depois de ocuparem a Usina em protesto, os trabalhadores da Revap sofreram nova repressão. Dia 01/04, na tentativa de se organizar, os trabalhadores estavam fundando a Associação dos Trabalhadores da Revap em assembléia na sede da Conlutas de SJC, quando a sede foi invadida por homens armados que destruíram o local deixando um trabalhador, parte da comissão interna da fabrica, ferido à bala.
As empresas, como a Petrobras, querem expandir a terceirização justamente para explorar mais e dividir a classe trabalhadora diminuindo seu potencial de ação. Assim, uma mobilização de operários terceirizados expressa uma ameaça concreta aos poderosos e burocratas que fazem de tudo para freiar suas lutas. Ações facínoras como essas estão a serviço dessa lógica: manter a exploração e acabar com a mobilização!
UM CHAMADO AS ORGANIZAÇÕES ESTUDANTIS!
Nós do APP estivemos no ato logo após a invasão da policia na refinaria, onde pudemos conversar com diversos trabalhadores, que estavam na hora que policia entrou atirando, batendo e soltando bombas. Porém, mesmo após essa truculenta repressão, o animo dos trabalhadores era em prosseguir, não a toa a patronal e seus agentes, como a burocracia sindical, avançou para velhos métodos de combate a organização dos trabalhadores A ELIMINAÇÃO FISICA DOS MESMOS.
Desde a universidade não veremos isto calados! Vamos denunciar os responsáveis por esse terrível atentado e desde já colocamos todas as nossas forças para defender os trabalhadores da REVAP, para que inclusive continuem lutando contra a terceirização e ultra exploração, servindo de exemplo a todos os trabalhadores do pais que são obrigados a sustentar suas famílias com 480 Reais, abaixo ainda de assedio moral e jornadas extenuantes de trabalho, como é o caso dos homens e principalmente das mulheres terceirizadas de nosso universidade.
Achamos que os Centro Acadêmicos devem se posicionar em relação a essa atitude promovida pela burocracia e pela patronal contra os trabalhadores da revap. Chamamos os companheiros da gestão do CACS, assim como os demais CA's, AFAPUC, APROPUC e os estudantes da PUC-SP, a realizar nessa Quinta-feira (07/08) as 19hs no pátio da Cruz uma reunião de emergência que discuta medidas de apoio e solidariedade aos trabalhadores de São José dos Campos contra essa atitude reacionária.

ABAIXO AO MÉTODO DE AGRESSÃO FISICA DENTRO DO MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL.
CONTRA O TERRORISMO DA BUROCRACIA E DA PATRONAL.
PELA ALIANÇA OPERÁRIA ESTUDANTIL! SOLIDARIEDADE E APOIO ATIVO DAS ORGANIZAÇÕES ESTUDANTIS AOS TRABALHADORES TERCEIRIZADOS DA REVAP.
INCORPORAÇÃO DOS TERCEIRIZADOS ÀS EMPRESAS E INSTITUIÇÕES EM QUE TRABALHAM , COM IGUAIS SALÁRIOS E DIREITOS!
CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA PARA TODO TRABALHADOR INFORMAL!
POR UMA CAMPANHA PELO SALÁRIO MÍNIMO DO DIEESE (R$ 2.072,70)!

Nenhum comentário: