quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ato pela redução das mensalidades e anistia dos inadimplentes na Fundação Santo André

Os estudantes da Fundação Santo André estão hoje construindo um exemplo de luta nas suas faculdades. A reitoria, além de querer aumentar as mensalidades, hoje está abrindo processos judiciais contra os estudantes que estão inadimplentes, impedindo que aqueles que não conseguem pagar as absurdas mensalidades possam estudar. Contra isso, o Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia (DA da FAFIL), a partir da gestão "Desafiando a miséria do possível", e junto aos estudantes dos outros prédios (FAECO e FAENG), estão impulsionando uma campanha pela redução das mensalidades, pela anistia da dívida dos inadimplentes e retirada dos processos contra estes.

Na semana passada ocorreu uma assembleia seguida de um ato que percorreu os três prédios. Os estudantes do Movimento A Plenos Pulmões, junto com estudantes que compõem a ANEL-SP e o bloco Anel às ruas estiveram presentes para apoiar a luta dos estudantes da FSA. Veja abaixo vídeos da assembleia e da manifestação.









Veja abaixo a nota do DA da FAFIL após o ato:

NOTA DO DIRETÓRIO ACADÊMICO FAFIL/ FSA- GESTÃO DESAFIANDO A MISÉRIA DO POSSÍVEL 2010/2011. http://desafiandoamiseriadopossivel.blogspot.com/



Construindo o bloco ANEL- ÀS RUAS: www.anelasruas.wordpress.com


Viva a luta dos estudantes da Fundação Santo Andre: Avançar na Unidade e no programa!



Dia 02/09 quinta-feira, ocorreu na Fundação Santo André (FSA) uma importante assembléia geral com centenas de estudantes. Nós do DA Fafil tivemos na linha de frente desse processo junto com outros coletivos e setores do movimento estudantil da FSA, chamando assembléias de curso que prepararam a assembléia de ontem, e a unidade com os Professores e outros Prédios do campus. Mostrando que, organizados, como foi em 2007 na ocupação da reitoria e na derrubada do reitor, nós estudantes temos uma força, que as vezes nem imaginamos ter, para enfrentar os ataques da reitoria da FSA.

Porém, a importância dessa assembléia não se mede somente pela quantidade de pessoas presentes, mas fundamentalmente por estarem presentes em peso estudantes da Faeco (Faculdade de Economia) juntos aos da Fafil (Faculdade de Filosofia), e também alguns estudantes da Faeng (Faculdade de Engenharia). A unidade na luta entre os 3 prédios que começa a se concretizar, mostra a força do nosso movimento ao mesmo tempo que amedronta a reitoria e seu projeto de elitização da Fundação.



A aliança de todos os estudantes, com os professores e também os funcionários é a forma de garantirmos à redução radical e geral das mensalidades, o fim dos processos judiciais aos que não pode pagar mensalidade, a anistia da dívida dos estudantes inadimplentes, a melhora na qualidade do ensino de todos os prédios (salas de aulas, laboratórios, etc) e colocar na ordem do dia a necessidade de uma FSA pública, gratuita e de qualidade para toda a população.

É bom que a reitoria já fique preocupada com a força do movimento estudantil da FSA, o que aconteceu ontem vai aumentar, não iremos mais aguentar calados tanto descaso!



Nós estudantes, em sua maioria trabalhadores, cada vez mais temos dificuldades para pagar as mensalidades que vem aumentando ano após ano, frente a isso a assembléia geral votou uma campanha pela redução das mensalidades de todos os cursos da FSA. A reitoria se esquiva argumentando falta de verba. Não podemos acreditar na demagogia da reitoria. Por isso nós aprovamos também a imediata abertura dos livros de contabilidade. Temos o direito de saber pra onde vai toda essa verba que a reitoria diz não ter! E por final, para sermos conseqüentes na luta contra as altas mensalidades, temos que lutar em defesa dos milhares de estudantes que não conseguem pagar e acabam se atolando com dividas e juros em função dos seus acordos, e na maioria dos casos deixando de estudar. Mais de mil estudantes estão sendo processados judicialmente por não conseguirem pagar as mensalidades e acordos exorbitantes impostos por esta reitoria. Não podemos aceitar que estudantes sejam processados judicialmente, com suas contas salário sendo bloqueadas e com oficiais de justiça em suas casas. Votamos na assembléia geral o fim dos processos judiciais, e o fim da perseguição aos inadimplentes.



Aprovamos também a conformação de um comitê de mobilização (1ª reunião hoje sexta feira as 19:30 no DA Fafil) que encaminhará as próximas ações do movimento. Marcar uma audiência pública com a reitoria, e também a data e os preparativos para a próxima assembléia geral confirmada para a segunda-feira, depois do feriado, dia 13/09, aonde possamos massificar ainda mais o movimento se unindo com os estudantes dos outros prédios da Faeco e Faeng e mostrando o caráter questionador e combativo do movimento estudantil. Aprofundando ainda mais as discussões em torno das lutas que estamos travando contra o inimigo comum a todos: a reitoria.



Queremos agradecer a presença dos estudantes de diversas universidades de São Paulo que estiveram presentes em solidariedade ao ato na FSA. Nós do DA Fafil, junto com outros estudantes da FSA, compusemos o bloco Anel Às Ruas que nas reuniões nacional e estadual da ANEL desse final de semana lutou para que esse processo da FSA não ficasse isolado, e que a ANEL de conjunto tome essa luta para si, e seja o início de uma campanha nacional pela redução radical de mensalidades nas universidades particulares, em torno da defesa de um ensino público, gratuito e de qualidade para todas e todos. Queremos agradecer a presença das/os companheiras/os, reafirmar a importância do apoio ativo da ANEL e desde já fazer o chamado para que continuem fortalecendo nossa luta, aportando para a construção de um movimento estudantil combativo que rompa o corporativismo, se alie com as/os trabalhadoras/es e supere a divisão entre os estudantes de universidades públicas e privadas imposta pelos governos e os “donos da educação privada” do país.

Nenhum comentário: