quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Assembleia da ANEL: Reorganizar o Movimento Estudantil! Revolucionar a educação!


Por Movimento A Plenos Pulmões - USP

Assembleia Nacional da ANEL - Sáb, 28/8
Plenária Estadual da ANEL-SP - Dom, 29/8
às 10h, na UNIFESP São Paulo (próxima ao metrô Sta Cruz)

A situação da educação em todos os níveis no país é calamitosa. No ensino superior as mensalidades vão expulsando progressivamente os estudantes das universidades privadas, e nas públicas, cada vez mais sucateadas e ligadas ao conhecimento operacional e lucrativo, mesmo através do ensino à distância mais precarizado, não há vagas para sequer 1% dos jovens.
Mesmo nessas condições precárias, a educação, como todos os serviços públicos, tende a ser ainda mais atacada conforme se aprofunde a crise econômica em curso. Para reverter essa situação é fundamental a organização dos estudantes junto aos trabalhadores, e a luta. Mesmo lutas duras como a dos trabalhadores da USP no semestre passado, em defesa da universidade – que agora é respondida com punições, suspensões e processos contra os lutadores -, ou dos estudantes da Unesp-Marília que reverteram a terceirização do bandejão não poderão transformar a educação se não forem coordenadas nacionalmente.
Para responder a essa necessidade fundamental não podemos contar com a UNE, atrelada ao governo. Os setores do ME que se mantêm unidos a essa entidade já não conseguem mais do que assistir enquanto ela, financiada pelo governo, faz propaganda da demagogia com que Lula busca esconder os ataques contidos em projetos como REUNI e PROUNI, que deterioram o ensino e o trabalho, repassando verbas públicas para os empresários do ensino e mantendo as vagas insuficientes.
Por isso, chamamos todos os estudantes a construir conosco a ANEL, que hoje organiza os setores mais combativos do ME em todo o país. Para, ao contrário da UNE, combater os projetos do governo, e inclusive o discurso eleitoral da “revolução da educação”, que segue formando jovens analfabetos e negando a 6 em cada 7 jovens o acesso ao ensino superior (público ou privado, presencial ou virtual!). Para lutar pela anistia de todos os estudantes inadimplentes, pelo fim do vestibular através da estatização dos grandes monopólios do ensino, por um conhecimento que responda às necessidades da maioria da população e não do lucro, partindo da defesa dos que lutam em defesa da educação e são perseguidos e punidos, um processo em curso avançado na USP sobre o qual não se pode calar.
Independentemente de nossas diferenças com o setor majoritário da ANEL, o PSTU, vemos a construção dessa entidade junto aos setores do ME que protagonizam lutas em todo o país como fundamental, e nos damos essa tarefa na perspectiva de superar os limites que ainda impedem que a ANEL cumpra todo esse papel. Nesse sentido, a ANEL não pode ser construída por fora das principais lutas em defesa da educação, como aconteceu com a greve da USP do primeiro semestre.
Igualmente importante é que a ANEL tenha vida nas escolas e universidades. Assembleias como as do próximo fim de semana não podem continuar ocorrendo distantes dos estudantes, e suas pautas precisam ser discutidas nos cursos, com o maior número de estudantes. A delegação da USP que participará deve partir de uma discussão viva na base do ME; só com esse método a ANEL poderá existir de verdade, como ferramenta de organização dos estudantes, nas assembleias e também nas ruas, nas escolas, universidades, locais de trabalho, e em todas as lutas para transformar a educação e a sociedade.

Por isso chamamos todos os setores que constroem a ANEL e todos os estudantes interessados em conhecê-la a uma
REUNIÃO PREPARATÓRIA DA USP – 26/8, 5ª-F., às 18h, no espaço dos estudantes no prédio de Ciências Sociais

Nenhum comentário: