terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Nota sobre ATO em solidariedade ao povo haitiano em Campinas





Por LER-QI Campinas) Dando continuidade à campanha de solidariedade ativa ao oprimido povo haitiano, no dia 02/02, o Centro Acadêmico de Ciências Humanas (CACH) da Unicamp impulsionou mais um importante ato no centro de Campinas. Além de membros da gestão do CACH se solidarizaram com o povo haitiano o grêmio da ETECAP e outros estudantes secundaristas, professores da rede pública de ensino, trabalhadores do telemarketing e o grupo de mulheres Pão e Rosas, que incorporou o chamado do ato.

Entre panfletagens, conversas e cartazes estendidos, pudemos dizer aos trabalhadores de Campinas o real papel que cumprem as “tropas de paz” da ONU e do imperialismo norte-americano, que sob o manto da “ajuda humanitária”, massacram, oprimem e exploram os trabalhadores e trabalhadoras haitianas. Para as mulheres isso é ainda mais grave, pois além de viverem da miséria diária, e tirarem do seu suor a pouca comida que forra os roncantes estômagos daquela gente, são ao mesmo tempo violentadas e oprimidas por essas tropas de ocupação.



Esta importante ação, que reaviva as movimentações da esquerda que há muito se perdeu no centro de Campinas dada a tragédia petista, recobra sua importâcia por denunciar veementemente o papel desempenhado pelas tropas brasileiras de Lula, que até agora vinham liderando o massacre do povo haitiano, e que em grande parte tem sua escola de formação aqui em Campinas.

O Haiti transformou-se o laboratório das tropas de Lula na busca da perfeição da arte de fuzilar favelados e trabalhadores de rua! Das nossas falas e escritos devem cada vez mais transparecer a dureza do real e assim o fizemos no centro hoje.Queremos ser porta-vozes dos trabalhadores e povo pobre haitiano dizendo que dessa “ajuda humanitária” desumana e opressiva o Haiti está farto! Exigindo a imediata retirada de todas as trapas internacionais do território haitiano e que a distribuição dos alimentos e doações seja controlada pelas próprias mãos dos haitianos!

Conclamando uma solidariedade ativa dos trabalhadores e das entidades e organizações de esquerda ao povo haitiano!

Este é mais um passo de muitos que pretendemos dar em solidariedade ao povo haitiano e aos trabalhadores de modo geral no intuito de forjar um verdadeiro centro acadêmico militante, que atue no sentido da transformação da realidade.

Nenhum comentário: