quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

CONTINUAR A LUTA PELA REABERTURA DA LICENCIATURA E DENUNCIAR O REGIME DA PUC-SP!


  • Continuar a luta pela Licenciatura sem sucatear o curso e sem aumentar as mensalidades!

  • Abaixo o CONSAD e a política da Fundação São paulo para a Universidade!

  • Pela participação estudantil direta na decisão curricular!


Foram abertas as inscrições para representação estudantil no Conselho Departamental, serão 4 cadeiras para os estudantes poderem ocupar no próximo ano. Achamos fundamental a participação para compreendermos o regime da PUC-SP e principalmente denunciar o caráter atual dessa estrutura de poder, hoje controlada pela Fundação São Paulo.

Nossa participação não pode ser encarada como uma tentativa de transformar algo na PUC-SP já que foram esses mesmos conselhos que no último período legitimaram todo o processo de intervenção de Igreja, redesenho institucional e que apoiaram a consolidação de um novo estatuto que dá poderes máximos a Fundação São paulo. Entretanto, é fundamental que desmascaremos a atual vida política incrustada na universidade, mostrar de como as reivindicações mais democráticas nossas não podem ser levadas a cabo por professores preocupados só com seus curriculum lates e conservar a PUC-SP como uma universidade elitizada e a serviço do mercado e da produção do conhecimento instrumentalizado.

Durante esse último semestre vários estudantes da Ciências sociais se organizaram, por exemplo, para lutar pela reabertura da Licenciatura no currículo do curso, promessas foram feitas, mas sabemos que a volta da Licenciatura sem afetar a grade e sem sucatear o curso estará condicionada a nossa própria luta. Assim como toda a necessidade da participação estudantil na decisão dos currículos, que sofrem constantemente diversos ataques, e só através das nossas próprias mão conseguiremos estabelecer a defesa de cátedras livres e a defesa da teoria ligada a práxis para a transformação da realidade da universidade e da sociedade no Brasil.

Não queremos uma teoria aplicada para a reprodução ideológica e do status quo dessa atual forma de organização social, econômica e política. Queremos uma teoria ligada a práxis que se ligue aos interesses das camadas mais pobres e exploradas. Defendemos a teoria marxista como forma dessa transformação, mas também reivindicando que o conhecimento nas suas mais diversas tendências e áreas produzido na academia esteja a serviço de todos os trabalhadores e o povo pobre, que atualmente não tem acesso a universidade. Para abrir as portas da universidade, e especificamente na PUC-SP é fundamental questionar a sua estrutura de poder que hoje é incapaz de resolver qualquer questão mais democrática do curso.

Por isso nós do Movimento A Plenos Pulmões participamos e apoiamos os estudantes que estão se candidatando para a representação nessas cadeiras. Para dar continuidade a luta pela reabertura da licenciatura e do questionamento do currículo presente na faculdade.


Chamamos a todos a votar nos nomes abaixo:

Titulares:

André 1ºano

Natasha 3ºano

Felipe 4ºano

Guilherme 3ºano.

Suplentes:

Rafael 1ºano

Raphael “Mineiro” 3ºano

Gustavo Menon 3ºano

“Marquinhos” 3ºano.

Nenhum comentário: