terça-feira, 24 de março de 2009

Nota de solidariedade aos estudantes espanhóis e repúdio à repressão policial


Entre os dias 18 e 19 de março, milhares de estudantes espanhóis que ocupavam a Reitoria da Universidade de Barcelona, em luta contra o Plano Bolonha, foram desalojados e brutalmente reprimidos pelas forças policiais, deixando um saldo de três estudantes presos e dezenas de feridos (incluindo transeuntes e jornalistas) . O Plano Bolonha faz parte dos atuais projetos de reestruturação e flexibilização das universidades, que têm por objetivo torná-las mais elitistas e funcionais ao capital, adequando os modelos dos cursos, suas respectivas estruturas curriculares e seus programas de pesquisa às necessidades das empresas. E não à toa desencadeou protestos e manifestações estudantis em diversas cidades européias.

Nós, do Movimento A Plenos Pulmões, que lutamos pela construção de uma universidade livre e a serviço dos trabalhadores e do povo pobre, entendemos que a luta dos estudantes europeus contra o Plano Bolonha é também a nossa luta. Acreditamos que as lutas dos estudantes não podem se dar apenas em marcos locais e de forma corporativista, por isso defendemos o internacionalismo, e queremos desde já expressar nossa plena solidariedade aos estudantes de Barcelona e nosso total repúdio à nefasta repressão policial por eles sofrida, bem como aos responsáveis por esta.

Algo importante a se ressaltar é que o atual governo catalão é composto por uma suposta “coalizão de esquerda” - da qual fazem parte o Partido Comunista Espanhol e o Partido Comunista da Catalunha - que durante as eleições defendeu a proposta de construção de uma policia “moderna e tolerante”, em constante diálogo com a comunidade, que servisse para “protegê-la e atender suas demandas”. No entanto, o secretário de segurança da Catalunha, Juan Saura (que faz parte da coalizão “de esquerda” e se reivindica “ecossocialista”) não hesitou em acionar o aparato repressivo para espancar os estudantes.

Isso nos mostra que, em uma sociedade dividida em classes, a polícia é incapaz de cumprir qualquer papel progressivo, agindo sempre em defesa da propriedade privada e das classes dominantes. E isso apenas reforça a nossa concepção de que a polícia não pode conviver com os estudantes em nenhuma universidade.

Mais informações (em espanhol):
http://www.enclaver oja.org.ar/ spip.php? article788

Vídeos:
http://www.youtube. .com/watch? v=EfJFoCnZopk&feature=related
http://www.youtube. com/watch? v=2VqtGS- YLvw&feature=related

Viva a luta dos estudantes espanhóis!

Abaixo o Plano Bolonha!

Abaixo a repressão!

Fora a polícia das universidades!

Nenhum comentário: